Poesia e Versificação
Professora: Romi M C Martins
Prosa e
Poesia
A composição poética pode assumir duas formas: a prosa e a
poesia
.Prosa:
é a linguagem direta, usual, o veículo comum de comunicação do pensamento. Nela
predomina a denotação.
Poesia: é
a linguagem subjetiva, emotiva, que representa um certo
ritmo. Nela há predominância da linguagem figurada, da conotação.
É muito difícil definir poesia. Para a maioria, trata-se de
uma criação rítmica e melódica, de conteúdo emotivo e lírico. Portanto, pode
existir poesia mesmo num texto em prosa.
Segundo Hênio U.C. Tavares, em seu livro Teoria Literária:
“A poesia pode estar contida numa linguagem versificada ou
em prosa. Quando ocorre a segunda oportunidade, dá-se o poema em prosa ou prosa
poética. De um modo geral, haverá prosa poética quando ocorrerem as seguintes
característica:
a) Conteúdo lírico
ou emotivo;
b) Recriação
lírica da realidade;
c) Utilização
artística do poético;
d) Linguagem
conotativa.
Versificação
Versificação é a arte de fazer versos.
Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a uma
linda de uma estrofe.
Estrofe é o agrupamento de versos.
Poema é o agrupamento de estrofes ou versos. Pode, também,
haver poemas de apenas uma estrofe.
Métrica é a medida do verso (quantidade de sílabas poéticas)
Escansão é a contagem das sílabas poéticas, que diferem das
sílabas gramaticais.
As sílabas poéticas ou métricas não se contam da mesma
maneira que as sílabas gramaticais.
Observe:
As sílabas gramaticais, formadoras das palavras que usamos
na linguagem comum, não são as mesmas que as sílabas métricas (ou poéticas), e
por vezes não coincidem.
Veja o exemplo:
Sílabas gramaticais Mi nha ter ra tem pal mei ras
Nº de sílabas 1 2 3 4 5 6 7 8
Sílabas métricas Mi nha ter ra tem pal mei
* ras
Nº de sílabas 1 2 3 4 5 6 7 X
* última sílaba tônica
Como você pôde observar, o número de sílabas métricas e
gramaticais não coincidiu. As regras básicas para a contagem de sílabas
métricas são:
a) Só se contam as
sílabas até a última sílaba tônica de cada verso.
b) Havendo
encontro de vogais, em palavras diferentes, elas podem fundir-se numa sílaba
somente. É o caso da elisão.
Escandir ou fazer a escansão dos versos é indicar suas
sílabas métricas e seus acentos. Veja a escansão que fizemos: observe as
sílabas tônicas predominantes do verso – 3ª e 7ª – e as elisões que aparecem.
1 2 3 4 5 6 7 8
Em cis mar so zi nho
a noi te
Mais pra zer en con tro
eu lá
Mi nha ter ra tem pal mei ras
On de can ta
o sa bi á
O número de sílabas métricas em cada verso depende da
vontade do poeta. Geralmente vão de uma sílaba (muito raro) até doze sílabas.
Uma sílaba Monossílabos
Duas sílabas Dissílabos
Três sílabas Trissílabos
Quatro sílabas Tetrassílabos
Cinco sílabas Pentassílabos
ou redondilha menor(com acentos na 2ª e 5ª)
Seis sílabas Hexassílabos
(com acentos na 2ª e 6ª sílabas)
Sete sílabas Heptassílabos
ou redondilha maior(com acentos na 3ª e 5ª)
Oito sílabas Octossílabos
ou sáficos(com acentos na 4ª e 8ª)
Nove sílabas Eneassílabos
ou jâmbicos(com acentos na 3ª, 6ª e 9ª)
Dez sílabas Decassílabos(com
acentos na 6ª e 10ª)
Onze sílabas Hendecassílabos
ou datílicos(com acentos na 2ª, 5ª, 8ª e 11ª)
Doze sílabas Dodecassílabos
ou alexandrinos(com acentos na 6ª e 12ª)
Mais de doze Bárbaros
E Canção do Exílio, quanto ao número de sílabas métricas,
como se classifica?
CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá. Gonçalves Dias
Nos versos lidos, você deve ter
percebido uma alternância regular e sistemática de sonoridade, obtida pela
sucessão de sílabas fracas e fortes. Na prosa, a alternância de sílabas fracas
e fortes não é regular. No texto em versos, porém, há ocorrência regular de
sílabas fracas(de menor intensidade) e de sílabas fortes(de maior intensidade).
Daí surgir o ritmo, a melodia do verso. Os elementos rítmicos e melódicos são
fundamentais, tanto para o poeta como para o leitor. Não há poesia sem ritmo.
Modernamente, a poesia toma as formas mais variadas. Há textos em prosa que têm
poesia, assim como há textos em verso que não são poéticos. A poesia está acima
das formas; ela é a expressão da alma humana, como o são outras formas de arte.
Um conjunto de versos forma uma estrofe. Por exemplo, Canção do Exílio
compõe-se de cinco estrofes. As três primeiras têm 4 versos e as duas últimas,
6 versos. As estrofes, em geral, podem ter de 2 a 10 versos, recebendo a
seguinte denominação:
Número de Versos Designação
2 versos Dístico
3 versos Terceto
4 versos Quadra
ou quarteto
5 versos Quintilha
6 versos Sextilha
7 versos Septilha
8 versos Oitava
9 versos Nona
10 versos Décima
Tanto os quartetos, como as sextilhas são formados de versos
heptassílabos ou redondilha maior. Vimos
que o ritmo e a melodia dos versos são importantes na poesia. Mas há outro
elemento que vem completar o ritmo do verso: é a rima. Rima é a coincidência de
sons ao final dos versos. Não é a rima que faz um poema. É todo o conjunto de
ritmo e sonoridade, emoção e expressão. Os poetas modernistas nem sempre usam a
rima. Seus poemas são em versos brancos. As rimas podem ser classificadas de
acordo com:
a) A coincidência
de vogais e consoantes: observe a primeira quadra de Canção do Exílio – sabiá e
lá têm sons iguais na sílaba tônica; são versos soantes. Palmeiras e gorjeiam
têm sons parecidos (apenas as vogais tônicas EI são iguais); são versos
toantes.
b) A posição do
acento tônico: neste caso as rimas podem ser: agudas (as palavras que rimam são
oxítonas); graves (as palavras que rimam são paroxítonas); esdrúxulas (as
palavras que rimam são proparoxítonas).
c) A distribuição nas estrofes: nesse aspecto, as rimas
podem ser: emparelhas (sucedem-se duas a duas); alternadas (o 1º verso rima com
o 3º, o 2º com o 4º etc.); cruzadas (o 1º verso rima com o 4º, o 2º com o 3º
etc.); encadeadas (o 1º verso rima com o 3º, o 2º com o 4º e o 6º, 5º com o 7º
e o 9º, e assim sucessivamente).
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